quarta-feira, 23 de março de 2011

Dieta saudável ajuda a melhorar a circulação sanguínea

Todo mundo sabe que alimentação é coisa séria. Afinal, tudo o que ingerimos afeta direta ou indiretamente várias partes de nosso organismo, podendo significar a diferença entre uma pessoa saudável ou não, e até mesmo entre a vida e a morte.


Principalmente quando o assunto é a circulação do sangue.


Para quem não sabe, o sistema circulatório funciona graças a impulsos do coração e a canais que conduzem o sangue por todo o corpo: as chamadas artérias e veias. Como no geral temos o costume de ingerir gorduras saturadas e trans, elas vão se depositando em forma de placa na parede desses canais. Assim, chega um ponto em que elas impedem que o sangue passe. O resultado disso é drástico: algumas partes do organismo podem ficar sem irrigação do sangue, e, por consequência, não recebem oxigênio, por exemplo.

Quando essa complicação acontece em uma artéria do coração, esse órgão para de funcionar - é o famoso infarto do miocárdio, que leva o indivíduo à morte em muitos casos. Agora, caso o sangue seja impedido de circular pelo cérebro, os nomes mais conhecidos são "derrame" ou a sigla AVC (Acidente Vascular Cerebral), outro mal grave.


Embora as obstruções nos vasos sanguíneos sejam mais comuns no coração e no cérebro, elas podem ocorrer em qualquer outra parte do corpo humano, como nas pernas. "Porém, como esses membros são irrigados por vários vasos, a pessoa normalmente tem apenas dores para caminhar", afirma Silvio Reggi, cardiologista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).


Mas os problemas que a má alimentação pode causar ao sistema circulatório não param por aí. "Ela influencia no aumento da pressão arterial e dos níveis de colesterol e pode favorecer o aparecimento de diabetes", aponta o médico. "A boa alimentação melhora a qualidade do sangue. Não só quantidade de gordura, mas também fatores como a viscosidade do sangue, agregação plaquetária e a taxa de coagulação", diz Isabela Cardoso Pimentel, nutricionista do Hospital do Coração, em São Paulo.


Ela ensina que as pessoas deveriam ser mais conscientes sempre que se alimentarem, e não somente quando têm alguma doença e precisam restringir certos itens do cardápio. "Alimentação não é medicamento. O ideal seria que todos tivessem uma dieta balanceada para evitar problemas".


E seguir essa orientação não é tão complicado quanto parece. A dieta precisa ter grãos, peixes de águas salgadas (fontes de Ômega 3), frutas, verduras e legumes - que além de terem antioxidantes (principalmente as frutas vermelhas, como o morango e a uva), são fonte de vitaminas e minerais.


E aí vai uma boa notícia para quem não é muito chegada a vegetais: você pode sim comer aqueles que acha mais saborosos e "desprezar" os outros. Se não gosta de alcachofra, substitua pelo repolho, por exemplo.


Além dos vegetais, há alimentos que ajudam a combater alguns males, foram até catalogados pela Anvisa. Aveia, soja, itens com a proteína de soja (floquinho, extrato, vitaminas, etc.) e os chamados fitosteróis (extratos vegetais acrescidos a alguns alimentos de certas marcas, como leite e margarina) são ótimos na luta contra o colesterol ruim. Já aveia, soja, peixes de águas frias - salmão, atum e sardinha (mesmo em conserva) e azeite de oliva combatem a diabetes.

Mas cuidado. Não adianta nada consumir os alimentos que fazem bem para a circulação do sangue se você continua se entupindo de gorduras trans e saturadas. Fuja ao máximo dos embutidos - linguiça, salsicha, presunto gordo -, pois eles são praticamente gordura e sal. O mesmo vale para salgadinhos. Todos têm muitas calorias e trazem poucos benefícios.


Preste atenção na hora de comprar bolachas, alfajor, tortas, sorvetes, etc. A maioria deles já se livrou das terríveis gorduras trans, mas outros ainda têm. A declaração desse tipo de gordura é obrigatória no rótulo dos produtos, fique de olho.


"O melhor é preferir o leite desnatado e os iogurtes light", afirma Isabela. Lembrando que as margarinas em geral não têm gordura trans, sendo mais saudáveis que a manteiga.


Antes de se desesperar, saiba que ingerir esses alimentos de vez em quando não é tão ruim; o problema é viver trocando comidas saudáveis por eles. E nem tudo está perdido: o povo brasileiro tem alguns costumes benéficos: tomamos café da manhã, almoçamos e jantamos; comemos arroz, feijão, salada e frutas. A dica é resgatar isso e maneirar nas carnes gordurosas, apostando nos peixes de água salgada, peito de frango e cortes bovinos magros, como o patinho.


Apesar de fazer uma grande diferença na circulação sanguínea, a alimentação não é a responsável por todo o seu funcionamento. "A idade e o histórico familiar também pesam nessa hora, e ainda não é possível controlar esses fatores", fala o cardiologista Silvio. No entanto, mesmo uma pessoa propensa a desenvolver doenças nessa área pode viver melhor se tiver uma dieta saudável. Por isso, vale a pena apostar no poder dos alimentos, seja qual for a sua condição.

Fonte: Vila Equilibrio
_____________________________________________________________
 
A HERBALIFE é justamente uma reeducação alimentar!
Eu posso te ajudar a mudar seu estilo de vida, melhorar sua saúde usando produtos de alto valor biológico e baixas calorias!
Agende uma avaliação de bem-estar e estilo de vida gratuita pelo e-mail vidasaudavel-nf@hotmail.com
 
Ou compre seus produtos pela loja Vida Saudável:
www.lojamais.com.br/vidasaudavel
 
Mais informações sobre os produtos em Nutrição Interna

segunda-feira, 21 de março de 2011

Soja para menopausa

De acordo com a doutora Andrea Dario Frias, PhD em nutrição e coordenadora do Centro de Pesquisa Sanavita, uma porção diária de soja concentra as quantidades de nutrientes apropriadas para a saúde da mulher durante a menopausa. A especialista lembra que a soja é um alimento rico em isoflavonas, estrutura química semelhante ao estrogênio, o principal hormônio feminino, e tem excelente valor nutricional.



As proteínas encontradas na soja ajudam também no controle do colesterol.

Para combater os problemas ocasionados pela menopausa um alimento de soja foi elaborado por especialistas brasileiros e estudado na Unicamp. Os resultados foram surpreendentes.


O estudo da Unicamp, coordenado pelo médico Lucio Carmignani, com orientação da ginecologista Adriana Orcesi Pedro, foi recentemente publicado na revista da Sociedade Européia de Menopausa e Andropausa. O estudo comparou os efeitos da ingestão diária de um alimento à base de isolado proteico de soja com a terapia hormonal de baixa dosagem e placebo.


Sessenta mulheres entre 40 e 60 anos foram divididas em três grupos e analisadas por dezesseis semanas. O primeiro grupo recebeu o alimento à base de soja, o segundo recebeu terapia hormonal de baixa dosagem e o terceiro somente placebo. A melhora dos sintomas como onda de calor e dor muscular, bem como sintomas urogenitais, foram mais significativas nas mulheres que utilizaram o alimento a base de soja. Porém não houve diferença nos sintomas psicológicos.


No Japão, onde a soja é a fonte de proteína consumida diariamente, as mulheres não sofrem os transtornos causados pela alteração hormonal na menopausa. Tanto é verdade que os estudiosos sobre o tema perceberam a inexistência de qualquer palavra para se referir aos calores ou afrontamentos que afligem a mulher durante a menopausa no idioma japonês.


Fonte: Vila Equilibrio

______________________________________________

A HERBALIFE tem em sua linha produtos vários alimentos 
à base de soja.
O Shake, as sopas e as barras de proteínas são produtos formulados com proteína de soja.
A HERBALIFE  conta ainda com o pó de proteína isolada de soja, denominado Protein Powder. Um alimento de alto valor biológico que se consumido todos os dias melhora  essa questão hormonal da mulher, fortalece os músculos preservando sua elasticidade, não deixando com que fiquem flácidos e ainda  ajuda a formar a massa muscular. O alimento pode ser usado em sopas, sucos, saladas ou até mesmo na água, já que não tem sabor.

Melhore seu dia com Protein Powder
Compre na loja Vida Saudável
www.lojamais.com.br/vidasaudavel
 



sexta-feira, 18 de março de 2011

Dieta x Humor

Começar uma dieta não é nada fácil. Perder peso, normalmente, nos obriga a deixar de comer as coisas mais gostosas e na quantidade que gostamos, ou seja, em grandes porções.


É ainda pior quando a restrição de alimentos causa danos ao humor. Isto pode ocorrer se consumirmos uma quantidade insatisfatória de determinadas substâncias.


Não só a ausência de alguns alimentos pode resultar no mau humor, mas também a falta de horários para comer. "Por exemplo, não adianta comer alimentos certos e fazer somente duas refeições ao dia, pois para manter o bem estar é preciso comer de três em três horas. O jejum prolongado desestabiliza a parte hormonal e de neurotransmissores, substâncias que agem no cérebro aumentando ou diminuindo o nível de ansiedade", explica Liliane Oppermann, nutróloga e médica ortomolecular.


Segundo a nutróloga, mesmo que façamos uma dieta de restrições de calorias, não haverá alterações de humor, desde que realizemos seis refeições por dia. Liliane Oppermann dá outras dicas: "Beba muita água, evite frituras e excesso de cafeína, pratique atividade física, durma bem e controle o stress".


O ideal para perder calorias, sem deixar o humor escapar, é manter uma alimentação balanceada. "Opte por alimentos ricos em carboidratos complexos, como cereais integrais, além de frutas e vegetais ricos em vitaminas e minerais, que são indispensáveis para o equilíbrio químico do organismo", indica a nutróloga. "A água é essencial, pois o estado de desidratação dá fadiga e mau humor. Proteínas magras como o peixe, que é rico em ômega 3, e laticínios desnatados ricos em cálcio e magnésio, também não podem faltar", completa.

Há ainda alimentos que agem em nosso organismo, desencadeando sensações agradáveis. "Glicose liberada gradativamente prolonga a saciedade e o bem estar", diz Liliane Oppermann. Por esse motivo, doces, principalmente chocolate, é o preferido entre as mulheres. "Os minerais e vitaminas participam de reações para gerar energia, o ômega 3 estabiliza a parte neuronal e as proteínas contêm aminoácidos que auxiliam na formação de hormônios e neurotransmissores", completa Liliane.


A nutróloga alerta que nunca devemos fazer regimes padronizados - dietas muito restritas em calorias, 500 ou 600, apenas de um grupo de alimentos, como de proteínas, ou das frutas, ou da lua... Há uma variedade enorme de tipos de dietas. É importante tomar muito cuidado e procurar sempre a orientação de um profissional.


Fonte: Vila Equilíbrio

________________________________

Seguindo as instruções dos especialistas nada melhor do que emagrecer com Saúde! 


A Herbalife tem programas para controle de peso ideiais para você emagrecer preservando sua Saúde e seu Bom Humor!
A Nutrição Herbalife é rica em nutrientes e com baixas calorias, com isso você consegue emagrecer  dando ao seu organismo todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento.


Veja mais sobre o programa para controle de peso em Nutrição Interna ou peça uma avaliação de bem-estar  gratuita pelo e-mail: vidasaudavel-nf@hotmail.com




Compre seus produtos Herbalife em até 10 vezes sem Juros na loja Vida Saudável:
www.lojamais.com.br/vidasaudavel

sábado, 5 de março de 2011

Carnaval: é hora de cair na folia!

O carnaval acontece na estação mais quente do ano, por isso cuidados com alimentação e hidratação são muito importantes.

Segue algumas dicas para todos os tipos de foliões.







Folião Samba no Pé
Se você só quer saber de dançar, pular e curtir todos os momentos, o cuidado tem que ser ainda maior. Não esqueça de comer, para muitos isso fica em segundo plano, mas é um grande erro. Você pode passar mal e acabar com a sua folia.
Procure fazer pelo menos 2 refeições balanceadas ao dia e beba muita água. Para muitos, se não tiver bebida alcoólica a festa não é completa. Então muito cuidado, não misture vários tipos de bebidas. Durante a festa você perde muito líquido por meio do suor e a cerveja só aumenta o volume da urina e se consumida em excesso pode provocar desidratação.


Folião família
Antes de ir para o salão prepare um lanche para as crianças, com alimentos saudáveis, leves, como por exemplo: pãozinho, frutas, sucos naturais, queijo, bolo, etc. Lá no salão dê bastante líquidos e se você perceber que eles vão ficar muitas horas sem comer, leve barrinhas de cereais, biscoitos ou mesmo picolé de frutas.
Cuidado com as fantasias, com o calor dê preferência as roupas leves, confortáveis, claras e frescas.


Folião de areia
Antes de sair de casa faça um super café da manhã, com cereais, pão e proteínas. Na praia procure comer alimentos como: espiga de milho, picolé de frutas, queijos. Leve de casa frutas ou barrinhas de cereais.
Mas, se você realmente estiver disposto a passar o dia todo na praia, prepare um sanduíche saudável e fique longe dos alimentos gordurosos. Beba bastante líquidos, não esqueça que você ficará exposto ao sol, transpirando, perdendo água e que é necessário repor. A água de coco também é um ótimo hidratante, já que é um isotônico natural fonte de vitaminas e minerais.

Fora da folia
Se você é daqueles que se esconde no carnaval, ou seja, foge do agito, quer curtir a casa ou uma pousada em lugar tranqüilo e vai usar o seu tempo para ler um bom livro, conversar com os amigos, pensar, enfim ficar bem tranqüilo, não pense que por causa disso não precisa de cuidados com alimentação e hidratação.
Já que você terá tempo suficiente para preparar sua comida ou pelo menos escolher o que vai comer, opte por manter uma alimentação balanceada. Faça todas as refeições, tenha refeições equilibradas. Como é verão, consuma frutas, verduras, legumes, gelatina, sucos naturais, sorvete de frutas, ou seja, alimentos refrescantes. Cuide de você e bom carnaval!


Fonte:
Roberta dos Santos Silva -Nutricionista

quarta-feira, 2 de março de 2011

Alimentos que fazem bem ao coração

Não é à toa que ele foi nomeado para representar os nossos mais profundos sentimentos. O coração é o principal órgão do nosso corpo e merece atenção especial.




Mas muita gente ainda não se deu conta disso. De acordo com o Ministério da Saúde, problemas cardíacos são responsáveis por 30% das mortes no Brasil e já são considerados uma questão de saúde pública, isso também em vários países. Entre os mais comuns estão enfarte do miocárdio, angina no peito, aterosclerose, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e elevado índice de colesterol (tipo de gordura presente no sangue).


Por este motivo foi criado o Dia Mundial do Coração, celebrado sempre no último domingo de setembro. Conforme o cardiologista Costantino Costantini, a prática de exercícios físicos é a principal ferramenta para que seu coração permaneça saudável. "A realização de exercícios melhora a disposição, a autoestima, diminui o peso e a incidência de hipertensão arterial. Os fumantes se sentem estimulados a parar de fumar. É um ciclo do bem estar para a saúde, alimentado pela endorfina", diz.


Dieta equilibrada também está na listinha de boas práticas para o coração. "Muitos nutrientes, como fitoesterol e ômega 3, encontrados em alimentos, protegem o coração e evitam o agravamento do quadro. Mesmo quando o uso de remédio é indicado, seguir uma dieta adequada é imprescindível para controlar a doença. Em casos menos graves, só com a reeducação alimentar já se obtém resultados positivos", destaca Magnoni.


Segundo o nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni., a ingestão excessiva de gorduras ruins (saturadas) pode ser o maior incentivador da doença cardiovascular. Por outro lado, a ingestão de gordura monoisaturada e poliinsaturada são maneiras eficientes de prevenir esse quadro.


"A gordura monoinsaturada reduz os níveis do colesterol ruim (LDL) e pode estar presente no abacate, nas nozes e sementes oleaginosas - girassol, gergelim e linhaça. A poliinsaturada, porém, é composta pelos ácidos graxos que diminuem de forma ainda mais efetiva o colesterol ruim (LDL). Ela pode ser encontrada nos peixes, em óleos vegetais e seus derivados, como margarinas e maioneses."

Confira a lista dos amigos do coração, recomendados por Magnoni:

- Gorduras Poliinsaturadas (Omega 3 e Ômega 6): diminui o risco de eventos cardiovasculares
Onde encontrar: nozes, castanhas, óleos vegetais, creme vegetal, maioneses e peixes;


- Fitoesterol: auxilia na redução da absorção do colesterol dietético
Onde encontrar: frutas, legumes, verduras, margarinas enriquecidas, arroz integral, semente de gergelim e de soja;


- Fibras: reduzem colesterol do sangue, aumenta saciedade contribuindo para evitar o diabete e a obesidade. Onde encontrar: cereais integrais, linhaça, aveia, quinoa, amaranto, hortaliças e frutas;


- Flavonóide: permite o fluxo constante de oxigênio, dióxido de carbono e de nutrientes essenciais, evita a formação de coágulos e contribui na redução da pressão arterial. Onde encontrar: suco de uva, amora, jabuticaba, mirtilo, cranberry, blueberry, frutas cítricas, chá verde, cacau, alho, cebola, brócolis, orégano, semente de girassol e na soja;

- Carotenóides: possui ação preventiva nos estágios iniciais da formação de placas de gordura


Fonte: Vila Equilíbrio (Por Juliana Lopes)
___________________________________
Você pode encontrar alguns amigos do coração também na linha produtos da Herbalife:
*Gorduras Poliinsaturadas: Herbelifeline (Omega 3)
* Fibras: Fiberbond e Fiber & Herb
*Fitoesterol : Protein Powder ( Proteina Isolada de soja)
* Flavonóide: Chá Thermojetics ( chá verde) e Protein Powder ( Proteina Isolada de soja)


Compre seus produtos Herbalife em até 10 vezes SEM juros no cartão de crédito pela loja vidasaudavel: