segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Afinal, comer rápido engorda?

Sim e não. A verdade é que existe uma diferença entre fome e saciedade e, não respeitar o limite entre um e outro, é a receita para os inoportunos quilos a mais.



Aprenda a distinção entre eles e conheça os benefícios de se alimentar sem pressa, mastigando bem os alimentos.


Fome é o que sentimos quando o estômago está vazio – geralmente após quatro ou cinco horas da última refeição – e precisamos ingerir mais alimentos. Entretanto, o processo digestivo é demorado: a comida é mastigada, engolida, recebida pelo estômago, processada e enviada para o intestino delgado, que absorve os nutrientes essenciais e descarta os demais para o intestino grosso. Quando ingerimos a quantidade de alimento necessária, o estômago se dilata e envia uma mensagem ao cérebro, comunicando que já está cheio. A seguir são produzidos os hormônios PYY e GLP-1, responsáveis pela sensação de saciedade.

Esse processo leva cerca de 20 minutos, portanto, ao comermos devagar permitimos que ele aconteça quase que ao mesmo tempo. Resultado: comemos a metade do que estamos acostumados e com a mesma sensação de satisfação. Além disso, uma boa mastigação facilita a digestão e permite que você saboreie melhor os alimentos.


Ou seja, comer rápido não engorda. Mas ingerir calorias até saciar-se, sim.


A solução está na reeducação alimentar e é bem mais fácil do que parece!


- Evite se distrair com outras atividades, como televisão ou computador, enquanto estiver no meio de uma refeição.


- A expressão “olho maior que a boca” não é à toa: preste atenção na quantidade de comida que é colocada no prato.


- Leve pequenas quantidades de comida à boca.


- Faça pequenos lanches entre uma refeição e outra.

Seguindo essas indicações, você garantirá uma alimentação muito mais saudável e saborosa. Perder peso só depende de você!

Fonte: VilaMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário