quarta-feira, 2 de março de 2011

Alimentos que fazem bem ao coração

Não é à toa que ele foi nomeado para representar os nossos mais profundos sentimentos. O coração é o principal órgão do nosso corpo e merece atenção especial.




Mas muita gente ainda não se deu conta disso. De acordo com o Ministério da Saúde, problemas cardíacos são responsáveis por 30% das mortes no Brasil e já são considerados uma questão de saúde pública, isso também em vários países. Entre os mais comuns estão enfarte do miocárdio, angina no peito, aterosclerose, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e elevado índice de colesterol (tipo de gordura presente no sangue).


Por este motivo foi criado o Dia Mundial do Coração, celebrado sempre no último domingo de setembro. Conforme o cardiologista Costantino Costantini, a prática de exercícios físicos é a principal ferramenta para que seu coração permaneça saudável. "A realização de exercícios melhora a disposição, a autoestima, diminui o peso e a incidência de hipertensão arterial. Os fumantes se sentem estimulados a parar de fumar. É um ciclo do bem estar para a saúde, alimentado pela endorfina", diz.


Dieta equilibrada também está na listinha de boas práticas para o coração. "Muitos nutrientes, como fitoesterol e ômega 3, encontrados em alimentos, protegem o coração e evitam o agravamento do quadro. Mesmo quando o uso de remédio é indicado, seguir uma dieta adequada é imprescindível para controlar a doença. Em casos menos graves, só com a reeducação alimentar já se obtém resultados positivos", destaca Magnoni.


Segundo o nutrólogo e cardiologista Daniel Magnoni., a ingestão excessiva de gorduras ruins (saturadas) pode ser o maior incentivador da doença cardiovascular. Por outro lado, a ingestão de gordura monoisaturada e poliinsaturada são maneiras eficientes de prevenir esse quadro.


"A gordura monoinsaturada reduz os níveis do colesterol ruim (LDL) e pode estar presente no abacate, nas nozes e sementes oleaginosas - girassol, gergelim e linhaça. A poliinsaturada, porém, é composta pelos ácidos graxos que diminuem de forma ainda mais efetiva o colesterol ruim (LDL). Ela pode ser encontrada nos peixes, em óleos vegetais e seus derivados, como margarinas e maioneses."

Confira a lista dos amigos do coração, recomendados por Magnoni:

- Gorduras Poliinsaturadas (Omega 3 e Ômega 6): diminui o risco de eventos cardiovasculares
Onde encontrar: nozes, castanhas, óleos vegetais, creme vegetal, maioneses e peixes;


- Fitoesterol: auxilia na redução da absorção do colesterol dietético
Onde encontrar: frutas, legumes, verduras, margarinas enriquecidas, arroz integral, semente de gergelim e de soja;


- Fibras: reduzem colesterol do sangue, aumenta saciedade contribuindo para evitar o diabete e a obesidade. Onde encontrar: cereais integrais, linhaça, aveia, quinoa, amaranto, hortaliças e frutas;


- Flavonóide: permite o fluxo constante de oxigênio, dióxido de carbono e de nutrientes essenciais, evita a formação de coágulos e contribui na redução da pressão arterial. Onde encontrar: suco de uva, amora, jabuticaba, mirtilo, cranberry, blueberry, frutas cítricas, chá verde, cacau, alho, cebola, brócolis, orégano, semente de girassol e na soja;

- Carotenóides: possui ação preventiva nos estágios iniciais da formação de placas de gordura


Fonte: Vila Equilíbrio (Por Juliana Lopes)
___________________________________
Você pode encontrar alguns amigos do coração também na linha produtos da Herbalife:
*Gorduras Poliinsaturadas: Herbelifeline (Omega 3)
* Fibras: Fiberbond e Fiber & Herb
*Fitoesterol : Protein Powder ( Proteina Isolada de soja)
* Flavonóide: Chá Thermojetics ( chá verde) e Protein Powder ( Proteina Isolada de soja)


Compre seus produtos Herbalife em até 10 vezes SEM juros no cartão de crédito pela loja vidasaudavel:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário