segunda-feira, 21 de maio de 2012

Alimentos para ativar a memória

No decorrer da vida, as células, inclusive as do cérebro, são danificadas pelos radicais livres que levam a uma diminuição no ritmo de produção de energia. A ação destes componentes compromete a atuação dos neurônios, provocam o desaparecimento das sinapses e reduz a capacidade de comunicação entre as células e dessa forma prejudica o funcionamento mental.



Após anos de exposição aos radicais livres, os neurônios podem ser destruídos e com isso podem provocar doenças como Alzheimer, Parkinson e outras doenças degenerativas do cérebro. Apesar de ainda não existirem estudos conclusivos sobre o assunto, alguns estudos sugerem que a melhor maneira de evitar isso é fornecer ao cérebro mais antioxidantes e assim combater os radicais livres.

A nutrição adequada e mudanças no estilo de vida, inclusive exercícios físicos e mentais podem contribuir bastante com o bom funcionamento do cérebro, além de facilitar a captação dos neurotransmissores essenciais a memória.

Veja a seguir alguns alimentos que podem ajudar você a ter uma boa memória:

Gema de ovo - Contém colina, precursor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. Sua deficiência parece estar associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência.

Peixes - Principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos ômega 3, poderoso antioxidante.


Frutas e vegetais amarelos - Mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora. São alimentos fontes de betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.

Frutas vermelhas - Morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem pigmentos antioxidantes que combate os radicais livres e ajudam a memória.


Oleaginosas - castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim. Ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes.

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados


Estes alimentos são fontes de vitaminas do complexo B. Ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. Na carne vermelha você encontra também o ferro que pode colaborar com a boa memória.

Como você pode perceber vários alimentos são fontes de antioxidantes, então aproveite, tenha uma alimentação variada, consuma todos os grupos alimentares diariamente.

Outras recomendações:

* Procure se alimentar a cada três horas, para manter um adequado aproveitamento de glicose no cérebro;
* Pratique exercícios físicos regularmente, faz bem para o corpo e para a mente;
* Não esqueça do lazer, separe um tempo para você e faça atividades que te proporcionam prazer e bem-estar.
* Faça atividades que estimulem o raciocínio como palavras cruzadas e outros jogos.




Fontes:


ARAÚJO, R. S. Q. Memória: Abordagem Nutricional. Revista Nutrição Saúde & Performance, edição 34, 2007.
CARDOSO, L. Nutrindo o Cérebro. Revista Nutrição em Pauta, edição Março/Abril, 2003.
Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista


A Herbalife tem alguns produtos que podem ajudar a melhorar a memória e previnir doenças. São eles:
 Herbalifeline - Ômega-3 e Vitamina E
 
NRG - bebida de baixa caloria que estimula a concentração e a memória.
Multivitaminas e Minerais-  Complexo com todas as vitaminas importantes para o bom funcionamento do cérebro e e todo o organismo.
 
Siga nossas dicas e recomendações e ative sua memória!

Compre seus produtos Herbalife em até 12 vezes nos cartões de crédito
ou peça pelo telefone (22) 9866-4100










Nenhum comentário:

Postar um comentário