quinta-feira, 24 de maio de 2012

Dieta x Mau humor

Estar de dieta não deve ser sinônimo de tortura ou sofrimento, por isso, veja estas dicas!

Para que isso não aconteça, a dieta deve ser bem equilibrada, evitando que haja mudanças em nosso humor. Uma dieta adequada é aquela que não apresenta abusos ou deficiências e garante o bom funcionamento do organismo.



Muitas pessoas ficam de mau humor ao fazer a dieta. Mas, por que isso ocorre?
Uma parcela da culpa pode estar relacionada com a privação dos alimentos preferidos, no entanto, esta privação está diretamente relacionada a uma baixa aderência a dieta. O fator principal que faz com que as pessoas fiquem mal-humoradas está relacionado à privação de nutrientes essenciais para nosso organismo. Nutrientes provenientes de uma alimentação adequada são capazes de modular a produção de neurotransmissores (substâncias químicas responsáveis pela comunicação das células no nosso cérebro). Os principais neurotransmissores envolvidos com o bom humor são: serotonina, dopamina e noradrenalina. A serotonina é derivada do triptofano, encontrado em alimentos ricos em proteínas como o grão-de-bico, a ervilha, feijões, a carnes, peixes, ovos e leite e derivados. A dopamina e noradrenalina são produzidas com a ajuda da tirosina, um aminoácido encontrado nos alimentos fontes de proteína, citados acima.


Por isso, garantir uma adequada quantidade dessas substâncias no prato é sinal de bom humor no dia a dia.


Além das proteínas, a privação de carboidratos na alimentação também pode ser a causa do mau humor. O carboidrato é a única fonte de energia para o cérebro, por isso, se torna fundamental em nossa alimentação. Sem ele, a baixa quantidade de açúcar no sangue, pode gerar ansiedade e desanimo. No entanto, nosso cérebro também necessita de um estoque de todos os nutrientes, dando ênfase ao ômega 3, uma vez que estudos demostram que essa gordura colabora para a produção de neurotransmissores. Vitaminas do complexo B, aparece em destaque o ácido fólico (encontrados em alimentos como brócolis, tomate, rúcula e etc) que interage coma serotonina e com a noradrenalina.


Alguns minerais também podem influenciar no bom humor, o magnésio, substância de grande importância para o aproveitamento da energia, e ajuda a manter as células cerebrais de vigor. O potássio é outro nutriente também auxilia nosso organismo, contribuindo para afastar a cansaço.

Mas, o que fazer para emagrecer sem perder o humor?

O primeiro ponto importante é não permanecer por longos períodos sem se alimentar, pois isso irá diminuir os níveis de glicose do sangue, que pode afetar negativamente o humor. Por isso, é fundamental fracionar a alimentação, realizando de 5 a 6 refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) por dia.

Além disso, para melhorar o humor é importante manter uma alimentação balanceada e variada, contendo cereais integrais, frutas, verduras e legumes, leite e derivados, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja, grão de bico), ovos e carnes (peixes, frango e carnes magras), consumindo com moderação gordura.


Também é importante consumir com moderação o açúcar, a cafeína e o álcool, que podem até provocar sensação de euforia, porém, é uma sensação momentânea, e pode gerar desequilíbrio emocional.


E quais são os alimentos que melhoram o humor?

Existem alimentos que possuem substancias que estimulam a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina, e por isso, podem causar sensação de bem estar.


O chocolate, por exemplo, contém tirosina, que estimula a produção de dopamina. O mais indicado é o amargo, por conter propriedades antioxidantes.


A aveia e as frutas oleaginosas, como nozes, castanha, amêndoas possuem triptofano, que auxilia na produção de serotonina, além de fornecer selênio, que é um antioxidante.


Legumes e verduras - brócolis, espinafre, couve, possuem magnésio, potássio e vitaminas do complexo B, A e C.


Frutas - laranja, acerola, maracujá possuem vitamina C, que previne o cansaço e colabora para a defesa do organismo.


Leite e derivados possuem triptofano que é precursor da serotonina.


Peixes também possuem triptofano, além de selênio e zinco.


Por Bruna Pinheiro
Nutricionista

Para garantir que todos os nutrientes estejam presentes em sua dieta, o melhor é seguir o programa para controle de peso da Herbalife, com o substituto de refeição ( Shake) você garante todos os nutrientes que seu corpo precisa, emagrece com saúde, de bom humor e o melhor; sem sacrifício... o shake é uma delícia!!!
Compre seu programa para controle de peso pelo site ou pelos telefones e tenha acompanhamento gratuito!

(22) 88043-3430 / 9866-4100

Nenhum comentário:

Postar um comentário