sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Efeito Platô e Efeito Sanfona - Porquê e como evitar

Para pessoas com sobrepeso ou um excesso de peso não muito acentuado, o ritmo saudável de perda é de 0,5 kg a 1 kg por semana. Isso significa de 2 kg a 4 kg por mês. Os números provam que dietas menos radicais são mais eficientes a longo prazo. Portanto, é preciso tomar cuidado e ficar atento à perda excessiva.

Metade dos que emagrecem recupera tudo depois de um ano. E a maioria, em até 5 anos. O Famoso efeito sanfona. Só 11% eliminam mais de 5 kg definitivamente.

Do total de energia gasto por uma pessoa em um dia, entre 60% e 70% são usados apenas nas funções vitais (respirar, bater o coração, manter a temperatura e o funcionamento dos órgãos). É o chamado metabolismo basal. 

Cerca de 5% a 15% do consumo de energia total são utilizados no gasto "termogênico" do alimento, ou seja, a cota que o corpo precisa para processar o que come, da mastigação até a absorção pelo organismo. Os outros 15% a 30% são o gasto energético com atividade física. Naturalmente, os homens têm um gasto calórico maior que as mulheres: eles têm mais massa muscular e menos gordura.

Quanto mais massa tem um indivíduo, mais energia gasta, e a perda de peso se torna mais fácil. É por essa razão que os sedentários apresentam mais dificuldade de emagrecer, porque têm menos músculos e gastam menos energia. E a gordura localizada resiste, pois o corpo a julga como um estoque essencial.

No processo de envelhecimento, há redução de massa muscular, aumento de gordura, diminuição gradativa do gasto energético e maior dificuldade para emagrecer.

Efeito platô

Ocorre quando o organismo produz mais gordura depois que uma quantidade muito grande foi queimada. Ele entende que a pessoa está eliminando gordura porque precisa dela, não porque quer se livrar do excesso.
Segundo Halpern, para estabilizar o peso, em geral os indivíduos levam tantos meses quanto os quilos perdidos. Ou seja, quem emagreceu 10 quilos demoraria 10 meses para fixar aquele novo peso na memória celular.
Após cada gestação, conforme destacou o endocrinologista, uma mulher tende a reter 1,5 kg da quantidade acumulada. E, em um processo de emagrecimento, os primeiros quilos eliminados costumam ser mais de massa magra (músculos), e depois há mais perda de gordura.
Por fim, o especialista disse que é comprovado a eficácia do café da manhã no auxílio ao emagrecimento. Por isso, é fundamental fazer sempre essa primeira refeição do dia.


Fonte: Programa Bem-estar (Rede Globo)
_____________________________________
Então a dica para evitar o Efeito Sanfona e o Efeito Platô são principalmente:  perca peso de maneira saudável e gradual. Não queira perder muitos quilos de uma só vez. Aquela velha história " Devagar e Sempre"  cabe muito bem aqui. Depois quando você estiver atingindo o peso desejado faça mais um período de manutenção, isto é, continue com a mesma dieta pelo mesmo tempo em que você levou para eliminar os quilinhos a mais.








Nenhum comentário:

Postar um comentário