terça-feira, 2 de agosto de 2011

Menos TV, mais saúde

Os especialistas recomendam: as crianças devem praticar pelo menos uma hora de atividades físicas todos os dias.

Nosso peso é afetado pela quantidade de atividades físicas que praticamos diariamente. O número que aparece na balança é o resultado da diferença entre a quantidade de calorias que ingerimos (nos alimentando) e das calorias que queimamos (a energia gasta pelo metabolismo, crescimento e prática de exercícios).

Ultimamente, o peso das crianças e adolescentes, assim como o dos adultos, tem sido influenciado pela diminuição da queima calórica ocasionada pela vida sedentária. Os jovens têm passado mais horas em frente à TV a ao computador.

A meta de uma hora de exercícios

Os especialistas recomendam uma hora de atividades físicas diárias. Esses exercícios não precisam ser limitados à prática de esportes ou aulas específicas. O ideal é que os pais ajudem seus filhos a mexerem-se mais em suas rotinas diárias. As crianças podem brincar no quintal ou pedalar até o supermercado, por exemplo.


Razões para limitar o tempo em frente da TV

Estima-se que mais de 25% das crianças em idade escolar assistam televisão por pelo menos quatro horas diárias, o que tem favorecido o aumento do peso infantil.² Essa forma de lazer acaba causando o sedentarismo, que pode prejudicar a saúde das crianças. Então, é importante que os pais lhes ensinem e incentivem a procurar formas mais ativas de diversão e limitem as horas de televisão.


Especialistas recomendam um período máximo diário de duas horas em frente à TV ou computador para crianças maiores de dois anos. Para as mais novas, o ideal é que não assistam TV. É preciso ter especial cuidado quando a televisão e/ou o computador ficam no quarto. Como o aparelho está mais próximo das crianças, usá-lo pode se tornar seu meio de diversão principal³.




Os efeitos relacionados aos meios de comunicação visual podem durar até a vida adulta. Pesquisas apontam que os adultos que passaram mais tempo na frente da TV durante a infância apresentam um peso maior em relação àqueles que praticaram algum esporte ou pelo menos se mexeram mais quando era mais jovens.


Fonte: Vigilantes do peso

Nenhum comentário:

Postar um comentário